segunda-feira, 26 de março de 2012

O Google “politicamente correto”


Que o Google sabe de tudo, isso nós já sabemos. Se você precisa usar o Google para fazer uma pesquisa, você entra lá, digita o que precisa procurar e antes mesmo de você terminar de escrever o Google já oferece uma série de palavras relacionadas ao seu objeto de pesquisa.

Mas o Google lê a minha mente? =O

Não, mas é quase isso. Quando você acessa esse site para fazer uma busca, o Google grava todo o seu perfil e seu histórico, fazendo uma relação de tudo podem ser (ou não) interessantes para sua busca.

E por conta disso, foi liberada uma lei no dia 1de março que consiste em uma política de privacidade para os serviços do Google, que tem como objetivo unificar 60 diferentes políticas de privacidade que passam a ser iguais quanto ao sistema de coleta, manutenção e compartilhamento dedados dos usuários que utilizam o site.

Na visão do Google, esta medida será um “facilitador” para as ações de marketing online (que é por onde entra grande parte da sua renda) e isso deixará mais fácil a movimentação de dados coletados em qualquer um de seus serviços e que irão ser compartilhados sem filtragem.

Um estudo da ONG YouGov for Big Brother Watch mostrou que somente 12% dos usuários britânicos do Google mostraram interesse em ler as novas políticas, já 47% nem se quer sabiam dessa mudança. Então é muito importante que as pessoas leiam e tenham conhecimento dessas novas políticas.

Isso não se trata apenas de um contrato de adesão, mas sim de uma política de privacidade de não carregar os dados do usuário. É estranho também que essa coleta de informações não identificados poderá ser anexa e dividida com outros sites, por exemplo, agencias de marketing digital. Então tudo que você procura será repassado desde que você tenha cedido essas informações por sua livre e espontânea vontade.
Agora você me pergunta: Isso fará diferença? =|

Não. O Google não mudará de postura. Tudo que era feito antes, ele continuará fazendo, pois essas regras já existiam e tudo que ele fará agora é unificar todas elas. Mas isso poderá trazer alguns riscos para os usuários, causando o cruzamento de dados e pelos mesmos, revelar um perfil muito mais detalhado das preferências de seus usuários.

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Por Mayara Calvi

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