quarta-feira, 25 de abril de 2012

Espera aí, quem é você?


Há tempos que os meios de comunicação e entretenimento fazem os seres humanos sonharem e desejarem serem outras pessoas. Não é de hoje que os filmes, desenhos, novelas, programas de TV estão no imaginário das pessoas.

Mas o que é um fã ? Fã é aquela pessoa que tem grande admiração por um determinado filme, ator, desenho, herói, musico, apresentação. Nesse conceito os fãs criaram os “fã clubes” que é o lugar onde os mesmos interagem, trocam idéias e debatem sobre o mesmo assunto.

Um termo que é utilizado quando se fala do fã é o Fandom. Fandom é uma palavra de origem inglesa, que vem da junção de Fan (fã) e Kingdom (Reino), logo “Reino dos Fãs”.

O Fandom é um universo único, onde os fãs deixam de ser apenas consumidores e passam a ser produtores.  As atividades mais comuns entre eles é a criação de fanfiction(histórias criadas por eles com um contexto diferente), fanart (desenhos), cosplay(usar vestimentas iguais as de seu personagem preferido) fanzines(revistas editadas por fãs) e eventos específicos, onde acontece o encontro de outras pessoas que gostam da mesma coisa, para trocar informações, fazer novos amigos e criam sites e fóruns para debater e argumentar sobre o mesmo tema.

Quem de nós já não sonhou em um personagem de uma história? Ser o mocinho do filme ou a princesa do conto de fadas?

Com base nesse fato, algumas pessoas ultrapassam o limite de admiração,e existem pessoas que ultrapassam esse limite, beirando à crise de identidade e caem no que chamamos de fanatismo. 

Quando uma pessoa é extremamente fã de alguma coisa, ela tende a se apoderar do estilo de vida de seu ídolo. Imita cabelo, roupas, falas e atitudes. As pessoas agem tanto como o próprio ídolo que algumas, em casos exagerados acreditam que é o próprio personagem.

Como no caso do filipino Hebert Chavez, que se modificou completamente para parecer com o Super Homem.  Além do eterno “cosplay” o jovem também sustenta uma grande coleção de quadrinhos, roupas, pôster, livros do herói e tudo mais se pode imaginar.



Por Mayara Calvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário