Estamos passando por um momento onde as diversas mídias
se direcionam para um ponto em comum: o meio digital. Como consequência dessa
convergência, as pessoas interagem mais com as mídias e cada vez mais surgem produtos
de autoria coletiva.
É nesse momento que um conceito criado pelo filósofoPierre
Lévy vem a tona. A “inteligência coletiva” se baseia na interatividade pela web
nas comunidades virtuais através de fóruns, blogs e comentários para criar e
divulgar informações democratizadas que são renovadas constantemente.
A partir desse pensamento podemos reconhecer a internet como
palco para uma onda de informações diversificadas e inúmeros tipos de
comentários vindos de toda parte do mundo. O receptor passa a ser também
emissor e a web pode ser considerada um meio de comunicação mais democrático
que existe, chegando ao ponto de ser até caótico. E é nesse caos que questionamos:
as pessoas estão preparadas para escolher as informações que chegam até elas?
Ao mesmo tempo em que o meio virtual disponibiliza informações
uteis, como noticias e livros, também oferece um mar de inutilidades que vai do
bizarro ao grotesco. Além disso, os espaços para debates são tomados por
opiniões pessoais desnecessárias e muitos assuntos importantes não são
comentados. Então a internet passa a ser uma bagunça e nos cega para o
potencial criativo dela. E você, como faz o uso da inteligência coletiva?
Veja também o que o Pierre Lévy disse sobre o assunto no
vídeo abaixo:
Por Grupo MultiFokus
Nenhum comentário:
Postar um comentário